2° FESTIVAL DE CURIMBAS FILHOS DO AXÉ


2º FESTIVAL DE CURIMBAS FILHOS DO AXÉ.

No dia 11 de setembro de 2011, realizou-se com a permissão de nosso Pai Oxalá o 2º Festival de Curimbas Filhos do Axé, no Teatro Dom Pedro I, com início ás 14hrs.
O principal intuito do festival, era a inovação das cantigas Umbandistas, e tivemos um fator muito positivo, que foi a estréia brilhante de cinco novas curimbas.
Para a surpresa de toda a imprensa que cobriu o evento, sendo elas, REVISTA ESPÍRITA DE UMBANDA - MARQUES REBELO, U.D.U - União dos Divulgadores de Umbanda, REVISTA E JORNAL AFROXÉ, JORNAL A GAXETA, a tarde foi abençoada por belíssimas apresentações e coreografias que emocionaram a platéia, onde ultrapassamos a marca de 800 pessoas, que super lotaram as dependências do Teatro.
No decorrer do evento, tivemos um momento de muita graça e emoção. Criamos uma premiação surpresa, homenageando os ogãs presentes.
Cada grupo participante indicou um de seus atabaqueiros para fazer uma performance solo no atabaque, momento esse que a platéia toda foi ao delírio, pois os seis representantes indicados, fizeram um show a parte, demonstrando dom, segurança e respeito com o atabaque. A mesa de jurados indicou como Campeão, ou seja, o MELHOR ATABAQUEIRO da tarde o Alabê Artur D´Oxum, representante da Escola de Curimbas Curimbeiros de Senzala.
Durante os intervalos entre os blocos de participantes, tivemos as atrações de ASSEMA / PR, que nos emocionaram, quando a pequena Carol de 8 anos, fez uma homenagem ao grupo Filhos do Axé, cantando com sua Curimba a nossa cantiga: "Canto a Iemanjá", estiveram presentes, MESTRE PEDRO, abrindo o evento com o Hino da Umbanda, ASSOCIAÇÃO GUERREIROS DE OXALÁ, com a apresentação do Hino em Homenagem ao Centenário de Umbanda, ESCOLA DE CURIMBA CABOCLO GIRASSOL, com a cantiga "Umbanda Sempre no meu coração" e o Grupo Filhos do Axé, com as cantigas participantes de duas edições da Premiação Atabaque de Ouro, sendo elas: "Obaluaê, Senhor da Terra e Louvação a Seu Tranca Rua".
O 2º Festival de Curimba Filhos do Axé, inovou em sua mesa de jurados, na qual convidamos um representante de cada grupo participante a estar presente, dentre eles, Pai Laércio, Mãe Verônica D´Oxum, Luis Crispin, Luíz D´Xangô, Hélio D´Oxossi e Vitalo Pereira e mais quatro jurados neutros indicados pela organização do evento sendo eles: Ogã Oscar - Presidente da FENUG; Pai Fábio D´Oxalá - Presidente da Associação Guerreiros de Oxalá; Marco Boing - Presidente da ASSEMA / PR; Pai Genildo D´Oxossi - Presidente do Inst. Cultural Umbandista da Cidade Tiradentes.

Confira abaixo os ganhadores:

MELHOR LETRA:
Grupo Emoriô

MELHOR CURIMBA:
Grupo Emoriô

MELHOR INTÉRPRETE:
Grupo Emoriô

MELHOR TORCIDA
Escola de Curimba Curimbeiros de Senzala

MELHORES COREGORAFIAS
Tenda de Umbanda Baiano Severino e Pai Floriano de Angola
Escola de Curimbas Curimbeiros de Senzala
Grupo Emoriô

MELHOR ATABAQUEIRO
Alabê Artur D´Oxum - Representante da Escola de Curimba Curimbeiros de Senzala.

CLASSIFICAÇÃO;

1º LUGAR - Grupo Emoriô
2º LUGAR - Tenda de Umbanda Baiano Severino e Pai Floriano de Angola
3º LUGAR - Escola de Curimba Curimbeiros de Senzala - Empate
3º LUGAR - T.U Cabocla de Iansã - Empate
4º LUGAR - T.U São Jorge Guerreiro Santo Expedito e Caboclo Pena Branca
5º LUGAR - T.U Caboclo Sete Nós
6º LUGAR - T.U Caboclo Tupinambá
7º LUGAR - T.U Amigo Divino

Todos os alimentos arrecadados na entrada do evento, foram doados ao PROJETO VÔ ECHAL, dirigido pelo FILHOS DO AXÉ e nossa casa Espiritual OCA DE ORIXÁS , que atende anualmente uma média de 2.000 famílias carentes e crianças de orfanatos.

Saravá a Umbanda!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário